Fake News e a reputação empresarial

Giselle Farinhas

..

Marcada pelos avanços tecnológicos, a era digital nos apresenta um grande desafio: As fake news!  Como o próprio nome sugere, as fake news, são um tipo de notícia falsa, que aparenta ser verdadeira e normalmente se caracteriza pelo alarde que causa nas redes. Com toda a velocidade que as notícias ganham ao entrarem no mundo virtual, estas ganham espaço e proporções incontroláveis.

A velocidade com que uma informação, ainda que inverídica, se dissemina no ambiente da internet é assustadora. Sem falar que os mecanismos, proporcionados pelas plataformas online, das redes sociais e blogs com atendimento imediato, apenas dinamizam e impulsionam tais evidencias. Nesse sentido, a empresa deve se preocupar, não só com a qualidade e fortalecimento da sua marca em ambiente físico e virtual, mas com incidentes inverídicos também, vez que estes podem trazer danos irreversíveis ao seu negócio.

A fake news acontece quando o internauta cria ou veicula notícia falsa sobre a imagem da sua empresa, de seus sócios e, até mesmo, de seus funcionários. A intenção é fazer com que essa notícia seja propagada publicamente e que esta seja avaliada pelo maior número de pessoas. As notícias falsas, tanto para os seus autores quanto para aqueles que a recebem e a veiculam para outros usuários acarretam consequências jurídicas. “É bom registrar que, ainda que a pessoa não tenha a intenção de causar danos, se não agir com razoável diligência para confirmar as informações que compartilha, em especial aquelas que atribuem fatos ou discursos a terceiros, poderá responder por eventuais danos frente ao judiciário.”, alerta a advogada.

A recomendação às empresas é o monitoramento constante de suas contas empresariais na mídia virtual, com alertas em caso de menção à empresa, posicionamento na mídia e checagem da fonte para responsabilização.

About the author: Giselle Farinhas

Giselle Farinhas
Giselle Farinhas é advogada, ativista social, Presidente da Comissão OAB Vai à Escola da OAB Barra da Tijuca, Comendadora e chanceler municipal da educação pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito

Deixe uma resposta