O autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso

João Gonsalves

A vida é uma oportunidade fantástica, e cabe a nós vivenciá-la da maneira mais consciente possível
..

São muitos os que enfrentam mudanças contínuas em suas vidas pessoais e profissionais. Dentro de nossa busca pelo bem-estar e crescimento interior, podemos repensar muitas coisas que permitem que nos conheçamos e nos orientemos para o que nos satisfaz e para o que melhor sabemos fazer. Cada um vive, dia a dia, o próprio sonho pessoal. Mas será que o autoconhecimento depende de fatores externos? Será que trabalhar o autoconhecimento não pode ser aplicado onde quer que cada um esteja?

Segundo João Gonsalves, escritor, terapeuta transpessoal e pesquisador, “estamos sempre enxergando fora de nós o que queremos conquistar: sucesso, fama, dinheiro, felicidade, amor, estabilidade, etc. Agimos como se tudo isso estivesse longe; como se exigisse um tempo e um esforço grandes demais, o que nos faz esquecer de olhar para dentro e refletir sobre nossas vidas”, explica.

Ao falar de autoconhecimento, é indispensável falar também de “consciência”. A consciência é o que faz o ser humano poder observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si. “A partir da consciência, é possível tirar suas próprias conclusões do que é melhor e pior para sua vida, não tendo tanta influência de sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho ou qualquer um que possa prejudicá-lo”, que, segundo João, é uma das chaves desse método.

A busca pelo autoconhecimento envolve diversas questões pessoais que precisam ser encaradas com verdade, sinceridade e naturalidade, pois, invariavelmente, fazem parte do nosso processo de maturação. “O que sinto? Como sinto? Por que sinto? Este é um exercício fundamental para que mergulhemos dentro de nós mesmos”, finaliza João, que desenvolveu uma técnica de aprofundamento muito eficaz para facilitar esse acesso à sabedoria interior conhecida como Autosofia.

..

..

About the author: João Gonsalves

João Gonsalves
João Gonsalves é escritor ( do livro "Quem é você? Eu te ajudo a se lembrar") , terapeuta de autoconhecimento e pesquisador. Inventor da Autosofia

Deixe uma resposta