O Sebrae publicou:[1]
MERCADO E VENDAS
Black Friday 2020: Será que a pandemia vai impactar?
O final do ano chegou e num ano atípico muitos se perguntam se as vendas retomarão. Existem muitos pontos de atenção, mas pode sim, ter ótimos resultados.
.
Evidentemente que a Pandemia do corona vírus irá impactar negativamente para a maioria dos comerciantes, muito não sobreviveram diante dessa crise sem precedentes, e os que ainda resistem, terão muitas dificuldades em suas recuperações.
O Sebrae preparou uma matéria sobre o grande momento de promoções, o chamado Black Friday, e afirma que a Pandemia do corona vírus trouxe muitas mudanças na vida das pessoas. Além de mudanças de hábitos pessoais, como de higiene e distanciamento social, a quarentena, que gerou impactos no comércio, causando uma retração de 23,4% nas vendas do comércio varejista.
.
.
Contudo importante esclarecer esse fenômeno de vendas chamado Black Friday, e seu efeito ao consumidor brasileiro.
Na verdade, nada mais é que o dia que inaugura a temporada de compras natalinas, com grande promoções em redes de lojas e grandes magazines.[1]
Importado dos E.U.A., o Black Friday é um dia depois da comemoração de Ações de Graças, celebrando-se o grande dia de promoções, sendo que esta festividade começou por parte das diversas empresas e vem-se estendendo pelo mundo.
Hoje por exemplo existe o dia da Cyber Monday, que é um dia dedicado às compras pela Internet celebrado na segunda-feira depois da Ação de Graças.
Assim, estabeleceu as compras on-line, e pode ser a salvação de muitas lojas e comércios, que estão praticando as vendas por redes sociais e em plataformas digitais.
Importante salientar que vender on-line não significa apenas ter uma Loja Virtual, mas sim, possibilitar ao cliente a ter acesso ao seu produto ou serviço de forma online.
A nova tendência do comércio, até por uma exigência da condição que o Mundo está vivendo, são as vendas pelas redes sociais, tal como Instagram, Facebook e outros mecanismos de comunicação como os canais de WhatsApp.
Destaco que Sebrae ainda constatou que o isolamento impulsionou as vendas on-line, sendo as maiores que aconteceram nesse período
(nas datas sazonais), com crescimento de 40% este ano, e constatou que a grande mudança é os acessos por meio dos celulares.
Portanto, a Black Friday digital pode ser a mola propulsora de vendas do comercio, e fazer toda a diferença neste momento da pandemia.
[1] https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/black-friday-2020-sera-que-a-pandemia-vai-impactar,a487985409a75710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Pingback: Reduzir Déficit Tecnológico É Desafio Para Uma Geração - Cota Jurídica