Voltado para estudantes e profissionais em atividades relacionadas às negociações internacionais, tanto em empresas privadas como em agências governamentais, o curso será oferecido em três módulos – iniciante, intermediário e avançado -, e conta com grandes nomes da área no corpo docente; as aulas serão no ambiente digital, e as inscrições vão até 16 de março
.
O curso será oferecido em três módulos, ao longo da semana, com duração diária de 8h. O módulo iniciante, que acontece nos dias 22 e 23/03, aborda aspectos como as principais técnicas de negociação, com simulações, o impacto da cultura nas negociações internacionais e o PON – Modelo Harvard de Negociações. No intermediário, dia 24/02, entram em pauta conceitos como cálculo do Valor Esperado, risco e propensão ao risco nas negociações, modelos de decisão em situações de incerteza e procedimentos de repartição e solução de conflitos, além de exercícios aplicados. E nos dias 25 e 26/03, no nível avançado, serão discutidas técnicas de mediação e resolução de conflitos nas instituições, teoria de coalizões e negociações multilaterais, com simulações, e modelos de decisão em situações de incerteza.
Para saber mais sobre o conteúdo programático, bibliografia, valor de inscrição, bolsas e certificado USP, confira as informações abaixo.
.
Corpo docente
.
Prof. Amâncio Jorge de Oliveira
Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais. Possui doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pelo Instituto de Relações Internacionais da USP. É pesquisador CNPq-nível 2, coordenador científico do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-IRI). Foi secretário executivo da Associação Brasileira de Ciência Política (2009 a 2012) e presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2009 a 2013) Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: negociações internacionais, política externa e empresariado. Com sua organização, será lançado, ainda neste ano, o livro “Negociações Internacionais: Conceitos, Técnicas e Casos”, pela Edusp.
.
Profa. Janina Onuki
Professora Titular e Diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP. Atualmente é coordenadora da área de pesquisa de Relações Internacionais da Associação Latino-Americana de Ciência Política (ALACIP) e da Área Temática Política Internacional da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). É também membro titular do board do Research Committee International Political Economy da International Political Studies Association (IPSA), pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (Caeni-USP). É coordenadora adjunta do Programa USP Municípios da USP. Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP, pós-doutorado na North Carolina State University (NCSU, 2013). Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do IRI-USP (2014-2017), Coordenadora da Câmara de Normas e Recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP (2016-2017), editora da Brazilian Political Science Review (2012-2016), pesquisadora visitante no Center for Latin American Studies da Georgetown University (EUA, Washington, DC, 2000), na City University of New York e na Universidad Autónoma de Madrid (2009).
.
Prof. Pedro Feliú Ribeiro
Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Mestre e Doutor em Ciência Política pela USP, atuando principalmente nos seguintes temas: política externa, ideologia, partidos políticos, política comercial e Legislativo. Pesquisador do CAENI – USP (Centro de Estudos das Negociações Internacionais) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP).
.
Especialista Gabriela Gomes Coelho Ferreira
Doutora em Relações Internacionais (2019) – Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e Kings College London (Joint Degree). Bolsista CAPES. Master Recherche em Economie de la Mondialisation (2015) – Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Duplo Diploma). Bolsista FUNDASP. Mestre em Educação: História, Política, Sociedade – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Bolsista CAPES. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Bolsista SMC. Pesquisadora do Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI/IRI-USP). Tem experiência em Relações Internacionais com ênfase em Internacionalização da Educação e da Ciência, atuando principalmente com os seguintes temas: política externa, diplomacia da ciência e diplomacia da inovação.
.
Detalhes
.
Curso de Capacitação em Negociações Internacionais
Modalidade: à distância (a plataforma será divulgada oportunamente aos inscritos)
Fornecer capacitação técnica e treinamento específico para profissionais e estudantes que desenvolvam atividades relacionadas às negociações internacionais em pesquisa e assessoria especializadas, tanto em empresas privadas como em agências governamentais.
Critério de aprovação: 75% de frequência.
Devolução de 85% do valor pago.
Aos alunos matriculados e aprovados, haverá certificado de participação emitido pela Universidade de São Paulo – Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Museu Paulista. O certificado será enviado por e-mail.
O certificado possui um código de controle e sua autenticidade é validada no endereço: https://uspdigital.usp.br/
.
Curso Intermediário em Negociações Internacionais: Abordagens Quantitativas
Modalidade: à distância (a plataforma será divulgada oportunamente aos inscritos)
O curso tem por objetivo contribuir para a formação de negociadores tanto do setor privado como do setor público. Serão apresentados os principais conceitos e abordagens quantitativas aplicadas aos processos de negociações. Especial ênfase às ferramentas quantitativas na tomada de decisão do negociador, de forma completar ao que já é oferecido nos cursos Capacitação e Avançado de Negociações Internacionais.
Critério de aprovação: 75% de frequência.
Devolução de 85% do valor pago.
Aos alunos matriculados e aprovados, haverá certificado de participação emitido pela Universidade de São Paulo – Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Museu Paulista. O certificado será enviado por e-mail.
O certificado possui um código de controle e sua autenticidade é validada no endereço: https://uspdigital.usp.br/
.
Curso Avançado em Negociações Internacionais
Modalidade: à distância (a plataforma será divulgada oportunamente aos inscritos)
Fornecer capacitação técnica e treinamento específico para pesquisadores, profissionais e estudantes que desenvolvam atividades relacionadas às negociações internacionais. O curso é intensivo em práticas e simulações multilaterais.
Critério de aprovação: 75% de frequência.
Devolução de 85% do valor pago.
Certificado USP
O certificado possui um código de controle e sua autenticidade é validada no endereço: https://uspdigital.usp.br/
.
Museu do Ipiranga – USP
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura e com recursos privados. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .
O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Patrocinadores e parceiros: Atlas Schindler, Banco Safra, BNDES, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Fundação Banco do Brasil, Honda, Itaú, Pinheiro Neto Advogados, Postos Ipiranga, Sabesp, Vale.
.
Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga
Índice