SIM, e a nova modalidade de Contas Digitais veio para ficar!
.
Marco Antonio Kojoroski
.
As Contas digitais são uma versão atualizada das contas bancárias tradicionais, com disponibilidade pela rede de internet.
São as contas que desde a abertura e movimentação são feitas pelo celular, dispensando as agências físicas tradicionais.
Neste sentido, iniciou com fintecs e grandes corporações para usos de seu próprio ecossistema, após abriu para o público em geral como exemplo o C6, Nu Bank, MountPay, Original, Pan, e PicPay, que abriram milhares de contas em um tempo recorde.
.
.
Os Bancos tradicionais, como Banco Itaú, Bradesco, Santander, CEF e Banco do Brasil, vendo essa nova tendência de mercado, também optaram pelas contas digitais, além das contas correntes tradicionais.
Esse produto além de simples e seguro, o correntista utiliza o aplicativo do banco digital (APP), baixando em seu celular e seguindo uma trilha intuitiva de seguranças, contado hoje com dispositivos e tecnologia de ponta, as contas digitais são seguras sim!
Importante destacar que apesar das contas digitais, terem operações bancárias como PIX, transferências tradicionais como TED e DOC e recebimento de valores, são desburocratizadas, mas são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil.
Portanto, seja uma fintec, seja um banco tradicional, todos são atrelados e fiscalizados pelo Banco Central, e são seguros.
As operações bancárias digitais mais utilizadas pelo cliente bancário, são PIX além do pagamento via boletos, mas sempre conferindo a operação antes de finalizar, mas facilitando o usuário sem sair de casa, deixando de pegar as incansáveis filas de agencias e perder tempo do ir e vir nas agências que mantém conta.
Outras modalidades de uso continuo dos clientes digitais, são as opções de empréstimos e financiamentos, agora com o consignado, facilita o cliente bancário, com comodidade e taxas atrativas.
Para os bancos e fintecs que oferecem as contas digitais, não precisam ter agências físicas em cada bairro da cidade, economizam com espaço e pessoas, mas por outro lado, investem pesado em tecnologia, de qualquer forma, tem uma substancial economia na prestação de serviços, mas seu parque tecnológico tem que ser de ponta, com equipamentos e pessoas preparadas, pois os golpes são diários.
Neste sentido, o cliente bancário, tem que ter certos cuidados, para não se ver envolvido em golpes, tais como, não disponibilizar sua senha, não fazer operações em locais públicos, e sempre ter arquivado digitalmente as operações.
Os serviços e taxas de contas digitais são de acordo com cada banco ou fintec, e podem ser cobradas pelo serviço, como uma taxa mensal ou pacotes de serviços, mas desde que o cliente saiba e concorde, pois prevalece o mercado da “procura” e “oferta”.
Portanto, importante que os clientes bancários digitais, busquem um banco ou fintec que se identifique e tenha produtos da sua necessidade, para ter um resultado positivo.
A Serasa Experian divulgou em seu site, que segundo estudo realizado pela Idwall, plataforma gerenciadora de riscos em ambiente digital, até o final de 2022 o Brasil teria 4,5 contas digitais abertas para cada pessoa economicamente ativa no país. Isso significa 184 milhões de contas digitais abertas.
E, ainda, afirma que a vantagem das contas digitais é a segurança. Como o cliente não precisa ir até uma agência física, diminui o risco de assalto. Além disso, os bancos incluíram o recurso de criptografia e biometria digital. Os dados ficam seguros e os aplicativos só abrem por meio de senha ou biometria.
.
.
A contratação das contas digitais, são via APP, baixando em seu celular são simples. Por isso, o oferecimento via SMS, WhatsApp e e-mail, deve ser verificado com muita atenção, além do cuidado de se certificar da instituição para repassar seus dados pessoais.
O consumir ainda deve ter certos cuidados, tal como não clicar em qualquer link encaminhado por e-mail. Geralmente os golpistas se passam por bancos digitais encaminham faturas de cartão de crédito ou boleto, e o consumidor pode ser enganado. Por fim, sobre os cuidados com a conta digital, é importante sempre sair da conta todas as vezes que usá-la. Assim, ela só será aberta com a senha ou biometria, são dicas no site da Serasa Experian.
A verdade é que a conta digital é segura e a nova modalidade que veio para ficar, será uma tendência que ainda vai crescer e modernizar ainda mais, com a “inteligência artificial” e a “internet das coisas”, as fintecs e os bancos digitais oferecerão serviços digitais para atender o dia a dia de todos os clientes digitais de forma ainda mais completa, viva a Conta Digital!
.