Uma mulher, quando reconhece sua força, se torna uma fonte inesgotável de força e inspiração
.
Se a equidade de gênero avança na advocacia, os grandes escritórios têm a responsabilidade de contribuir para essa mudança de comportamento também nas empresas.
Essa é a opinião de Camila Magalhães, responsável pela área de diversidade e inclusão do Pessoa & Pessoa Advogados, uma das bancas mais tradicionais da advocacia nacional, que se tornou um exemplo de afirmação feminina: dos 700 integrantes distribuídos em seis estados, 71% hoje são mulheres, que ocupam atualmente 54% dos cargos da alta administração do escritório.
“Entre nós, esse movimento cresceu, em primeiro lugar, por causa da maior presença das mulheres nos cursos de Direito, mas foi reflexo também de um olhar mais maduro do escritório sobre a sua governança. Valores como ética e excelência técnica passaram a vir antes do gênero”, explica.
A percepção dos clientes também está mudando e é cada vez mais comum a exigência de reuniões com equilíbrio de gênero, pois assim é atingido também um equilíbrio nas decisões, já que é evidente a importância da presença e análise das profissionais femininas.
A solução do escritório, acompanhando esta tendência, foi investir na paridade de gênero, ou seja, toda reunião passou a contar com representantes dos dois sexos. “No ambiente empresarial, este é um movimento de diálogo, é mais uma questão de educação continuada do que de enfrentamento.
O objetivo da equipe do Pessoa & Pessoa Advogados é contribuir para que esta mudança cultural seja a mais concreta e eficiente possível.”, conclui.
.
Pessoa & Pessoa Advogados
O Pessoa & Pessoa Advogados é um dos mais tradicionais escritórios de advocacia do país, com mais de 40 anos de atuação, responsável pela gestão de uma carteira com mais de 150 mil processos.
Especializado nas áreas Trabalhista, Cível, Consumerista, Empresarial, Compliance e Proteção de Dados, reúne mais de 700 integrantes.
O escritório está presente em 10 unidades, em sete Estados: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas e Sergipe.
A partir de 2008, o Pessoa & Pessoa passou a figurar no ranking de escritórios mais admirados do Brasil pela Revista Análise. O reconhecimento ultrapassou as fronteiras nacionais, posicionando-se também no ranking da Chambers and Partners e The Legal 500.