Dra. Renata Franco e demais autores lançam livro: “ESG – A Referência da Responsabilidade Social Empresarial”
ESG, do inglês “Environmental, Social and Governance” ou, por melhor dizer, ASG, no bom português, é um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que pode ser usado para nortear boas práticas de negócios e escolhas de consumo consciente.
Alguns dos aspectos do ESG são os impactos ambientais e sociais na cadeia de negócios e englobam questões desde as emissões de carbono, a gestão dos resíduos, questões trabalhistas e de inclusão social. Esse conjunto de critérios representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores à medida que práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade ambiental e social, passaram a ser consideradas como parte integrante da estratégia financeira das empresas.
Essas boas práticas favorecem um ciclo virtuoso, em que as instituições têm interesse na rentabilidade das empresas das quais são acionistas e, com isso, os investidores passam a aumentar a cobrança pela adoção do ESG nas práticas de negócios.
Além desse cenário corporativo, os investidores pessoa física – cada vez mais comuns nas bolsas de valores, analisam relatórios e estratégias de ESG para escolher o direcionamento de seus aportes. Mais do que isso, passam a comparar as práticas de uma empresa em relação aos valores que ela defende e pratica, e se correspondem com os seus.
Diante deste cenário crescente ter uma política bem estruturada de ESG tem grande impacto em como uma empresa é vista e, consequentemente, nos seus resultados financeiros. Sobretudo nas empresas de capital aberto, em que o desempenho nos critérios de ESG pode fazer toda a diferença na cotação de mercado de suas cotas, além de influenciar na votação dos acionistas.
Nesse contexto, a justiça ambiental está intimamente relacionada as práticas de ESG. Pois, de que adianta anunciar boas práticas de ESG, se a instituição adota ações que levam à injustiça ambiental?
E, o que vem a ser justiça ambiental, conceito crescente após a COP-26?
Lançamento do livro ESG – A Referência da Responsabilidade Social Empresarial
Data: 20/10/2022
Horário: 10h
Local: Fenalaw 2022 – Rua Frei Caneca, 569 — Consolação – São Paulo
Sobre o escritório Renata Franco
Renata Franco — Direito Ambiental e Regulatório é um escritório boutique especializado que atende pessoas físicas e jurídicas. Atua em Direito Ambiental, Direito Regulatório, Direito Administrativo Urbanístico e Compliance. Está localizado na Avenida Norte-Sul, no Cambuí, em Campinas-SP, e é formado por advogados especialistas em Direito Ambiental, Regulatório, em Medicina e Saúde do Trabalho, Direito Urbanístico e Compliance.
Entre as demandas que gerencia, as mais frequentes são constituição, manutenção e/ou supressão de áreas verdes, áreas contaminadas, tombamento, produtos químicos, agrotóxicos, dentre outros casos.
A advogada Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno, altamente qualificada, com mestrado na França e doutorado na área ambiental pela Unicamp, adquiriu suas experiências a partir do trabalho que desenvolveu em grandes escritórios de advocacia pelos quais passou em mais de 20 anos de prática jurídica.
A Dra. Renata Franco integra, como representante da OAB-Campinas, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas (CONGEAPA), que discute questões referentes aos distritos campineiros de Sousas e Joaquim Egídio.
Site: Renatafranco.com.br
Telefone: 19 3578.1119
e-mail: contato@renatafranco.com.br
Endereço: Av. José de Souza Campos, 1073 | Sala 15 — Helbor Offices Norte Sul | Campinas/SP
Informações à imprensa
Jornalistas Victória Capelatto e Kátia Nunes
(19) 99246-5161
comunicacao@
Índice