Hospitais utilizam metodologia de gestão da indústria automotiva para reduzir desperdícios e agregar valor para pacientes

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A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para os hospitais que já vinham sofrendo com a inflação médica, pressão para encontrar fontes de financiamento do piso de enfermagem, superlotação e ainda tiveram que lidar com o impacto da demanda reprimida durante o auge da pandemia e a burnout de colaboradores. Este cenário levou muitas instituições a investirem em ações estruturadas para melhorar os resultados financeiros no curto prazo, a qualidade de atendimento aos pacientes e otimizar a utilização de leitos. A mentalidade lean, surgida na empresa automotiva Toyota, se apresentou como uma alternativa que tem trazido bons resultados e melhorado os ambientes de trabalho. 

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A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para os hospitais que já vinham sofrendo com a inflação médica, pressão para encontrar fontes de financiamento...

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Entre as instituições que iniciaram a jornada lean e vêm tendo resultado estão o Hospital do Amor e o Hospital São Paulo. 

Desde que iniciou a aplicação da mentalidade enxuta, em 2020, o Hospital São Paulo já colheu frutos como 95% de redução no tempo de entrega e administração de dieta enteral em pacientes internados nas unidades de terapia intensiva geral e adulto, 29% de redução no tempo de admissão dos pacientes fora da possibilidade de cura em unidade de cuidados paliativos, criação de um atendimento diferenciado para crianças na primeira sessão de hemodiálise pediátrica, 62% de redução no tempo de preparo da criança submetida a punção venosa periférica em unidade de cirurgia pediátrica, redução de 98 para 48 minutos no tempo de entrega e administração do primeiro antibiótico em pacientes com diagnóstico recente de sepse em unidade de terapia intensiva geral adulto. 

Todos esses resultados geram além de economia de recursos humanos e financeiros para o hospital, mais bem-estar e qualidade de atendimento para os pacientes. 

“A Diretoria de Enfermagem do HSP tem trabalhado muito com projetos que promovam a melhoria contínua dos processos e procedimentos de enfermagem. A parceria com o Lean Institute Brasil e a formação de gestores e a convivência com os consultores garantiram o sucesso da realização das pesquisas, assim como da implementação por meio de treinamentos, desenvolvimento de material educativo, descrição de fluxos e acordos entre serviços, trazendo  benefícios como mais segurança, conforto e eficiência no cuidado com os pacientes, além de melhorias nos processos de trabalho”, explica a diretora de enfermagem do Hospital São Paulo Ieda Aparecida Carneiro. 

Também utilizando a mentalidade Lean, o Hospital do Amor, de Barretos, interior de São Paulo, conseguiu, entre outras coisas, promover uma melhoria da cadeia de Suppply Chain, que reduziu os custos e problemas causados pelo remanejamento de materiais e medicamentos entre as cinco filiais, Antenor, Santa Casa, São Judas, Infantil e Nossa Senhora. Um problema que gerava além de custos desnecessários um risco maior do paciente não receber a medicação no momento mais adequado.  

Foram realizadas as ações baseadas nas ferramentas da mentalidade lean visando aumentar a acuracidade do estoque, capacitação das equipes de farmácia e almoxarifado para reforçar o processo de consumo de insumos bem como a importância da realização das movimentações no ato da entrega. 

“Depois das implementações das contramedidas, o índice de compra de urgência que era de 6,2%, reduziu para 1%, uma melhora significativa de quase 85% neste indicador responsável pelo consumo financeiro de recursos do hospital que poderia estar sendo investido em outras demandas. O indicador de acuracidade dos estoques nos pontos de maior utilização chegou a aproximadamente 94%”, afirma a diretora médica do Hospital do Amor, Cristina Prata Amendola. 

Outro setor do Hospital do Amor que obteve resultados positivos com a aplicação da mentalidade lean foi a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a aplicação do lean a equipe do hospital identificou um grande intervalo de tempo entre a decisão da alta e a saída do paciente, assim como a chegada do próximo, adotou contramedidas e conseguiu reduzir o intervalo de substituição em 70% e a taxa de dias evitáveis em 83%, ao mesmo tempo em que aumentaram a taxa de ocupação em 12%. 

“Esses exemplos demonstram o quanto podemos melhorar a eficiência das instituições de saúde com a aplicação de mentalidade enxuta. Isso tudo sem falar da possibilidade de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores do setor que encontram-se tão sobrecarregados”, destaca Paloma Rubinato, head para saúde do Lean Institute Brasil, entidade que difunde a metodologia enxuta no país. 

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A pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para os hospitais que já vinham sofrendo com a inflação médica, pressão para encontrar fontes de financiamento...

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Maior evento Lean do Mundo acontece em SP em junho e trará esses e outros cases

Estes e outros cases de aplicação da mentalidade lean serão apresentados no Lean Summit 2023, o maior encontro Lean do Mundo, que acontece de 20 a 21 de junho, no Word Trade Center – WTC, em São Paulo.  

O evento reunirá nos palcos líderes e gestores de 70 empresas que tiveram suas organizações transformadas por meio da gestão lean e irão compartilhar suas experiências de sucesso.  

Com a proposta de abranger as diferentes áreas das organizações e setores da economia, o Summit trabalhará com trilhas de conhecimento. Entre as temáticas abordadas estão: clientividade e proposta de valor, cultura e sustentabilidade, estratégia e sistema de gestão, excelência operacional, inovação, novos modelos de negócios e desenvolvimentos de produtos, liderança e talentos, supply chain e logística e transformação digital. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.lean.org.br. 

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