Iniciativa inovadora, com apoio da Comissão de Exame de Ordem da OAB SP, busca aproximar os futuros advogados da Ordem paulista, promover acessibilidade e viabilizar a integração dos estudantes no mercado profissional
A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo (OAB SP) anunciou uma nova medida a favor dos estudantes de Direito. A partir de agora, os estagiários estão dispensados da taxa de inscrição para estagiário. A decisão foi uma demanda do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP, e visa promover a inclusão dos discentes no mercado jurídico, além de facilitar sua integração com a Ordem Paulista.
A presidente da OAB SP, Patricia Vanzolini, ressaltou a importância dessa iniciativa para facilitar o acesso dos estudantes e promover a integração da jovem advocacia no exercício profissional. “A isenção da taxa de inscrição para os estagiários representa um passo significativo em nossa missão de tornar a advocacia mais acessível e inclusiva para os estudantes de Direito. Com essa medida, estamos comprometidos em promover a integração da jovem advocacia no mercado profissional, proporcionando oportunidades equitativas para todos os aspirantes a advogados”, afirma Vanzolini.
Os recursos obtidos por meio das taxas permitem à entidade manter o funcionamento do Universo OAB SP em todo o estado e seguir o planejamento de ampliação da estrutura de suporte operacional, serviços e benefícios da entidade. Segundo o tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, a viabilidade dessa medida se deve à redução das taxas de inadimplência.
“Conhecemos os diversos custos enfrentados pelos estudantes durante a graduação, muitas vezes contando apenas com os pagamentos do estágio. Por meio dos esforços realizados na Tesouraria para reduzir despesas, diminuir os índices de inadimplência e direcionar recursos para as necessidades reais da advocacia, conseguimos atender à demanda que a nossa presidente, Patrícia Vanzolini, deu prioridade. Estou certo de que isso ampliará as oportunidades de trabalho para os estagiários, contribuindo para a formação de novos advogados já integrados ao sistema da Ordem”, afirmou Domingues.
Para o conselheiro estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo, a iniciativa reflete o compromisso da jovem advocacia com os futuros profissionais da área. “Esse encaminhamento do Conselho da Jovem Advocacia demonstra a atenção aos futuros advogados. Quando a diretoria aceita e coloca em prática a iniciativa, mostra que está comprometida com o futuro da advocacia paulista”, afirma Cirilo.
Ana Cláudia Scalquette, presidente da Comissão de Estágio e Exame da Ordem, que também participou da formulação da demanda de isenção, completa: “a isenção da taxa de inscrição para estagiários foi um dos primeiros pleitos da atual Comissão de Estágio e Exame de Ordem em conjunto com a Comissão da Jovem Advocacia e estamos muito felizes que tenha se materializado, pois permitirá a maior aproximação de graduandos com a OABSP”.
Universo OAB SP
Ao ingressarem no quadro da Secional, os estudantes terão acesso a uma ampla gama de serviços, benefícios e atividades oferecidos pelo Universo OAB SP, composto pela Ordem paulista e suas subseções, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Escola Superior da Advocacia (ESA) e OABPrev-SP.
Essa iniciativa demonstra o compromisso da Ordem Paulista em apoiar os estudantes de Direito e fortalecer a comunidade jurídica, garantindo, ao mesmo tempo, a sustentabilidade financeira da instituição.