Dificuldade para dormir acomete até 68,8% dos brasileiros, segundo dados do Instituto do Sono.
Além disso, 59,4% das pessoas acordam mais de uma vez durante a noite.
Esses percentuais são muito acima da média mundial, que é de 45%.
.
Estes dados recentes foram apresentados durante o Congresso Brasileiro do Sono realizado em 2021. E se as recentes pesquisas mostram que o sono do brasileiro está piorando, principalmente após a pandemia, mais do que nunca profissionais multidisciplinares, que estudam o tema, apontam para a única solução: as pessoas precisam dormir melhor.
A falta de sono pode acionar doenças e provocar o estresse, considerado o mal do século. Uma sociedade que tem muitos atrativos para se manter “on line” enfeitiçada pelas Redes Sociais, streaming e tevê, considera, dormir, perda de tempo. Dormir demais, preguiça.
.
.
Em seu livro, Chega de Estresse – O Guia Definitivo Para Gerenciar o Estresse, a pesquisadora e palestrante Flavia Hesse, elaborou o tema baseando-se em 7 pilares – e o 1ª deles é o Sono, pois ter um bom sono é o 1ª passo para o controle do estresse, sendo o mais importante. “A falta de sono afeta todos os aspectos da saúde, entre eles as funções da imunidade, metabolismo e memória”- de acordo com o neurocientista David Amem. Cada indivíduo deve saber quanto de tempo precisa para considerar que dormiu bem. Mas, as pesquisas cientificas, apontam que de 7 a 9 horas é o ideal para conquistar mais saúde através do sono.
Entre os benefícios de uma boa noite de sono estão: o equilíbrio do apetite, melhora do funcionamento cardiovascular, ajuda para fazer escolhas lógicas, mantem a flora intestinal saudável, etc. Todo ser vivo possui um relógio interno. Inclusive as plantas. Sua duração é de aproximadamente 24 horas e 15 minutos. O que é muito próximo do ciclo de rotação da terra. Esses ciclos de vigília/atividade e repouso/descanso são controlados pelo chamado ritmo circadiano. Cada ciclo do sono dura em média 90 minutos e, durante a noite, o sono passa por diversas fases, o NREM, por exemplo, é composto de três estágios – adormecer, leve e profundo e o REM que é aquele no qual sonhamos.
Flavia estudou o tema profundamente e ensina como dormir melhor com várias dicas revelando, ainda, quem são os principais inimigos do sono, como a luz elétrica – por exemplo.
“Um fato que nos assombra no trânsito, por exemplo, é o chamado microssono, que dura poucos segundos. Se a pessoa dirige com sono pode dormir ao volante sem perceber, e ao acordar, pode ser tarde demais”, finaliza.
Por ser tão essencial à vida, em 2008 foi instituído o ‘Dia Mundial do Sono’ – pela Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine), que é celebrado sempre em março na sexta-feira anterior ao início da primavera no hemisfério norte e por isso sua data varia.
.
.
Neste ano será comemorado no Brasil no dia 18 de março e em torno de 75 países do mundo. Criando a oportunidade de despertar o interesse das pessoas sobre um assunto que pode mudar, significativamente, a qualidade de vida, e saúde e bem-estar das pessoas, pois a maioria não sabe avaliar, efetivamente, o quanto estão sofrendo pela privação do sono e o quanto isso as prejudica.
O Cérebro nunca recupera e nunca consegue reaver totalmente o sono perdido, por mais que a gente durma noutro dia. ‘O sono é inegociável’ – Como diz o Dr. Walker Matthew – neurocientista e pesquisador do sono.
.
Sobre Flavia Hesse
Pesquisadora do estresse e Palestrante. Pós graduada em Psicologia Positiva, também estou no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC formando-se em Coaching, Master Trainer e Master Coach; Linguagem Ericksoniana, Professional & Self Coaching; Analista Comportamental; Analista 360º e Leader Coach. Também é Practitioner em Florais de Bach registrada na “The Dr Edward Bach Foundation”, Reino Unido; concluiu o Curso “Cognitive Fitness Online Course” pela Harvard Health Publishing. É tradutora e Intérprete Intercultural, módulo Triálogo, formada pelo Instituto de Formação para Adultos ECAP, com sede em Zurique, de acordo com a norma INTERPRET que atua em nome do governo Suiço. Idiomas fluentes: Português; Suíço-alemão como nativa; Alemão e Inglês.
Nascida no Rio de Janeiro, é advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando na área bancária e possui uma Pós-graduação em Reorganizações Empresariais: Aspectos Societários e Tributários, na Fundação Getúlio Vargas.
.
.
Ficha Técnica
Título do livro: Chega de estresse – O guia definitivo para gerenciar o estresse
Autora: Flavia Hesse
Editora: Nova Literarte
Tamanho (mm): 140×210
Nºde páginas: 142
Preço de capa: R$ 38,90
Preço ebook: R$ 28,90
.
Informações à imprensa
Mara Ribeiro
(11) 99221-5201
Índice