STARTUP GSE ELIMINA RISCOS A PARTIR DA GESTÃO DIGITAL 4.0 DE REGISTROS EXTRAJUDICIAIS

A GSE aplica conhecimentos especializados em serviços notariais e cartoriais, e IA e machine learning, e equipes de advogados e auditores da qualidade para realizar a gestão com Nível de Serviços Acordado (SLA) para diligências legais, incluindo o monitoramento (“cross-check”) dos valores praticados e Tabelas de Emolumentos.

A expressão popular “no fio do bigode” era muito usada, no passado, para simbolizar a relação de confiança envolvendo contratos e compromissos entre pessoas, entidades, empresas e entes públicos, sem uma resolução formal firmada. Passíveis de uma infinidade de inconsistências jurídicas, furos legais, falta de controles, gestão e, principalmente, redução de transparência, situações como estas inspiraram a criação da GSE, uma startup especializada em gerir, registrar, virtualizar, monitorar, certificar e formalizar documentos certidões e títulos diversos no mundo extrajudicial.

A GSE foi criada em 2016, pelo Grupo e-Xyon Par, holding especializada em soluções tecnológicas disruptivas (serviços, softwares e projetos de inteligência artificial) voltadas a vários segmentos econômicos diferentes, entre eles o agronegócio, cartórios, mercados de capitais (funding) e setor financeiro, liderada pelo então diretor executivo do grupo, Mauro Sampaio.

Gabriel Santos, diretor de operações, é o especialista que acompanhou e gerenciou, por anos, inúmeras e diversificadas situações delicadas no âmbito extrajudicial, judicial, de corregedoria de justiça, conselho nacional de justiça e junto a associações de classes de diversos estados. A empresa foi criada com apoio tecnológico e logístico da e-Xyon Par, refletindo, principalmente, a experiência destes executivos, quando foi identificada a oportunidade de organizar um business com “mais-valia”, além de simples demandas de registros de documentos.

“Iniciamos com a emissão de certidões em 2016, em nossa empresa TCS, proprietária e operadora do eCartorioRJ. Cerca de cinco anos depois, a experiência nos possibilitou abrir os olhos para esta real necessidade do mercado, e foi assim que decidimos montar a gestão integrada de backoffice, operada pela GSE.. A partir dos ajustes dos serviços iniciais, expandimos a empresa e passamos a oferecer uma gama de soluções, como opções ágeis e em padrões corporativos, que fossem opções aos processos burocráticos usuais. Solucionar a necessidade de nossos clientes nos permitiu atingir níveis de resultados que não imaginávamos que atingiríamos já desde o primeiro ano. Foi uma conquista que, sem dúvida, beneficiou nossos clientes e a economia como um todo”, afirma Gabriel Santos, diretor de operações.

A GSE tem em seu portfólio soluções de serviços criadas para atender às necessidades das mais diversas naturezas: levantamento de documentos (como certidões de cartórios e judiciais, documentos de entidades de classes específicas, por exemplo, ANAC, DETRAN e Juntas Comerciais); realização de trâmites cartoriais diversos ( entre estes estão atas notariais, registros de imóveis, de protestos, em títulos e documentos); certificação para assinatura eletrônica ou física (com realização de certificado ICP, do e-notariado, abertura de firma); operações de registros de CPRs digitais/escriturais para o mundo Agro, validação de assinaturas físicas (reconhecimento de firma e autenticações) e adequação de documentos digitais ou físicos (casos de materialização ou desmaterialização), entre outros.

Os serviços executados pela GSE obedecem a elevados padrões de qualidade, e são operados com Níveis de Serviços Acordados (SLA). Segundo Gabriel Santos, a equipe da GSE é integrada por uma equipe multidisciplinar especializada, com experiência no trabalho com tecnologia de ponta. “A GSE construiu, a partir da necessidade de atender aos prazos dos clientes, uma rede de logística integrada com advogados especializados para a realização eficiente das mais diversas demandas em todo o Brasil, bem como a realização de procedimentos de auditoria e gestão de riscos operacionais, averiguação e certificação de informações, valores, procedimentos e outras etapas das execuções dos serviços”, explica.

A empresa e os serviços foram planejados para atender a clientes com os mais diversos perfis e portes, garantindo comodidade, segurança e celeridade, redução de custos internos e externos de execução.  “Sabemos que ainda há uma grande demanda reprimida e uma carência de serviços em padrões corporativos (SLA), em relação ao nosso nicho de atuação. Esta situação é agravada pelo desconhecimento sobre formas de emprego de tecnologia, e a necessidade de solução ágil e segura para um cenário de múltiplas empresas-múltiplos negócios. Por conta desse desconhecimento existem hoje ofertas de um simples registro em nuvem, uma certidão digital fotografada, uso de blockchain para registro, assinaturas eletrônicas, sem que estes processos possibilitem a checagem (track-records) e outras mais, relata Santos.

Startup brasileira mitiga riscos com registros extrajudiciais 1
Mauro Sampaio, diretor executivo do Grupo e-Xyon Par

“O questionamento que fica é: será que esses serviços e produtos  ofertados hoje tem a adequada solidez jurídica? Encontram auxílio ou contam com respaldo quando há um litígio? Com frequência a resposta é negativa. E é por isso que na GSE estamos cada vez mais empenhados na oferta de soluções completas e concretas”, comenta o diretor.

Sobre a e-Xyon Par

A e-Xyon Par é um grupo brasileiro que tem como principal diferencial a atuação como “investidor tecnológico” em outras empresas, incorporando valor aos negócios por meio de expertise em tecnologia, gestão, logística da informação, automação de rotinas de negócios e inteligência artificial. O foco do grupo é na manutenção de elevados padrões de segurança jurídica e governança legal. O grupo tem hoje participações relevantes em startups e empresas disruptivas nos segmentos do Agronegócio, Fintechs, Legaltechs, e plataformas voltadas às Comunicações Financeiras, e Governança, Risco e Compliance.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.