Projeto está sendo debatido pelo Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet) e deve ser apresentado em 90 dias
Unicidade Sindical – O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou nesta quinta (5) que o Governo pretende terminar em até três meses o projeto de uma nova Reforma Trabalhista. Uma equipe, chamada de Grupo de Altos Estudos do Trabalho (Gaet), foi montada para formalizar a proposta, que será encaminhada ao Congresso.
A ideia é aprofundar a reforma de 2017, realizada durante o Governo do então presidente Michel Temer. O objetivo da ação, de acordo com o secretário, é evitar a judicialização de questões trabalhistas e estimular a negociação entre patrão e empregado. Entre outras questões, Marinho pontuou que a ideia é acabar com a chamada unicidade sindical.
Ana Paula Smidt Lima, advogada pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho, pontua que o modelo está bastante estabelecido no país e impede o fracionamento dos sindicatos. “O modelo de unicidade Sindical prega que somente pode existir um sindicato por categoria profissional em cada região, sendo que não é possível que o empregado ou empresa escolham em qual sindicato se associar”, explica.
A especialista afirma que é preciso esperar a formalização da proposta, mas que de início é possível afirmar que a quebra da unicidade pode ser encarada como positiva para trabalhadores. “Nos países que adotam o modelo de Liberdade Sindical, tanto empregados como empregadores podem escolher os sindicatos que pretendem se associar de acordo com suas convicções e afinidades”, pontua.
Sobre a Custódio Lima Advogados Associados
Escritório com 25 anos de tradição, que prioriza a busca de soluções jurídicas que levem em consideração as peculiaridades, a cultura, o negócio e as metas de seus clientes com resultados jurídicos sólidos e ao mesmo tempo rápidos e inovadores. Reúne uma equipe de profissionais altamente especializados, que prestam serviços jurídicos com alto padrão de qualidade e excelência, atuando nas mais diversas áreas do Direito, como Trabalhista, Empresarial, Previdenciário, Civil e Sindical.
Informações à imprensa
Thais Cipollari Tel: 11 99864 8524 Email: thais@comunicacaoconectada. Tel: 11 98666 0668 Email: gaya@comunicacaoconectada.com. |