Matthew Wilcox

Quando as transações financeiras não acontecem da maneira que os consumidores esperam, a dor de cabeça começa e isso pode resultar na busca de uma nova instituição que melhor os represente. Para evitar que isso aconteça, existem dois desafios: atender às crescentes expectativas dos consumidores e lidar com as complexidades de um ambiente de pagamentos digitais em constante mudança.

Para os bancos e cooperativas de crédito continuarem seguindo o ritmo das constantes novidades dos pagamentos digitais e atender às expectativas do consumidor, que evoluem a cada nova experiência no mercado, as instituições financeiras devem se concentrar em três áreas de pagamentos digitais: velocidade, engajamento intuitivo e eficiência.

Permitir uma movimentação mais rápida de dinheiro está se tornando um grande diferencial no mercado, como ressaltado na recente pesquisa trimestral de consumidores da Fiserv. De acordo com “Expectations & Experiences: Consumer Payments”, 50% dos consumidores consideram o “tempo real” em transações financeiras como “imediatamente”.

Outra prioridade deve ser deixar os pagamentos mais inteligentes. Instituições financeiras reúnem inúmeras informações sobre os consumidores, mas tradicionalmente não usam todos os dados à disposição, como tendências de pagamento, histórico de faturamento e datas de vencimento.

É uma tendência que isso continue a mudar, já que os bancos buscam entender melhor os consumidores para otimizar suas experiências. É sobre dar ao consumidor escolha e controle, e não oferecer um sistema rígido. É preciso focar na experiência e fornecer um ambiente móvel e rico em dados com informações para que os consumidores mantenham o seu bem-estar financeiro. Isso inclui alertas, histórico de pagamento e qualquer outra informação que permita tomar melhores decisões.

Melhorar a eficiência dos pagamentos é o terceiro ponto. Uma experiência aprimorada do consumidor depende da integração em torno do pagamento, e isso significa modernização da infraestrutura no back-end. Isso pode incluir a tecnologia de hub de pagamento, que permite o gerenciamento de todos os tipos de pagamento em uma única plataforma e oferece a possibilidade de melhor análise de risco, liquidação mais rápida, menores custos de roteamento e uma visão em tempo real das transações.

A inovação e a modernização precisam andar de mãos dadas com uma estratégia de pagamentos de longo prazo. E instituições de todos os tamanhos precisam se planejar com antecedência.

Atender às expectativas dos consumidores em pagamentos digitais pode ser tão assustador quanto empolgante. Pessoas querem velocidade, engajamento intuitivo e eficiência. Mais do que tudo, porém, querem fazer o pagamento e seguir em frente. O sucesso na área dos pagamentos digitais é a prestação de um serviço que atenda às expectativas dos consumidores de forma tão integrada que eles não se deem conta de sua existência.

 

Sobre a Fiserv

 

A Fiserv, Inc. permite que clientes em todo o mundo criem e entreguem experiências em serviços financeiros em sintonia ao modo como as pessoas vivem e trabalham hoje. Há mais de 30 anos, a Fiserv tem sido uma líder respeitada em tecnologia de serviços financeiros, ajudando os clientes a alcançar os melhores resultados, trazendo qualidade e inovação em pagamentos, serviços de processamento, risco e compliance, gerenciamento de clientes e canais, insights e otimização. A Fiserv integra a lista da FORTUNE® 500 e está entre as Companhias Mais Admiradas do Mundo da FORTUNE Magazine há cinco anos consecutivos, reconhecida pela força de seu modelo de negócios e liderança em inovação. Para mais informações, visite fiserv.com.

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