Decreto sobre posse de armas e pacote anticrime são temas relacionados à segurança pública que marcaram o início do novo governo.

Há muitos anos, o assunto é colocado como prioridade no país, mas ainda sem soluções efetivas, principalmente no que diz respeito à Segurança Pública.

Para o promotor de justiça Fauzi Hassan, a segurança pública está sempre entre as maiores preocupações da população brasileira e foi um tema central em todas as gestões, mas ressalta que a falta de formação adequada na área é um empecilho para resolver a questão.

Surge assim a necessidade de as instituições de ensino superior ofertarem cursos de especialização em segurança pública, visando a formação de profissionais que possam desenvolver políticas eficazes, que sejam capazes de minimizar a violência no país.

Fauzi Hassan é coordenador do curso de pós-graduação em Segurança Pública da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), em parceria com o Brasil Jurídico, e explica a necessidade de se investir em cursos superiores na área. “No Brasil, os índices de violência são altíssimos. No curso, nós vamos discutir políticas que levam a um estado de segurança pública mais eficaz e assim, criam mais campos de empregos”, pontua.

 

Áreas de atuação

 

A cibersegurança também é uma das vertentes da segurança pública e o ambiente virtual tem sido palco de diversos crimes nos últimos anos. O especialista em cibersegurança Spencer Toth faz parte do time de professores do curso de pós-graduação em Segurança Pública da FTC e afirma que a internet é o ambiente que mais tem crescimento de população e, portanto, a necessidade de normas de conduta tem crescido.

“O crime informático é o segundo tipo de crime que mais ocorre no mundo, em lucratividade, está atrás somente do tráfico de armas e de drogas. A área é muito popular e tem sido cada vez mais importante ter profissionais preparados para atuar neste campo, inclusive no que se refere à lógica informática”, explica Toth.

O curso, que será ofertado apenas na modalidade EAD, também abordará a segurança pública no ambiente cibernético e tem início previsto para 18 de agosto.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.