Advogados lançam livro “Gestão de Conflitos no Agronegócio” sobre a importância dos métodos de soluções de conflitos para o desenvolvimento ao setor

.
Autores explicam como o procedimento privado de solução de disputas é uma alternativa eficiente, ágil e adequada
.

O Brasil é um país conhecido, mundialmente, pelo agronegócio, que é uma das principais atividades econômicas do planeta, garantindo o alimento e renda para milhares de cidadãos. Só no primeiro semestre de 2021, esse campo acumulou alta de 9,81% do Produto Interno Bruto (PIB) e, após alcançar crescimento recorde em 2020, a estimativa é que sua participação no PIB total brasileiro deste ano se mantenha em torno de 30%.

Com avanço do segmento, os advogados Francisco Galli, Frederico Favacho e Marcos Hokumura Reis lançam o livro “Gestão de Conflitos no Agronegócio”, publicado pela Editora Thoth, com o objetivo de apresentar ao setor alternativas ao sistema judiciário para a que resolução de impasses e disputas do setor sejam rápidas, eficazes e com profissionais capacitados, que conheçam bem as operações do segmento. A obra conta com a colaboração de 32 autores e prefácio assinado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e pelo ex-ministro da pasta, Alysson Paolinelli.

“Visando orientar os profissionais da área sobre os métodos de solução de conflitos para o desenvolvimento do Agronegócio no país, reunimos em nosso livro artigos escritos por especialistas da área, que foram convidados a participar trazendo temas do setor à esfera do debate jurídico, bem como informação e opinião jurídica que giram ao redor de relações empresariais existentes em algumas etapas integrantes do processo produtivo agroindustrial brasileiro”, conta Francisco Galli.

O uso de diferentes tecnologias garantiu o crescimento e diversificação da produção do campo nas últimas décadas. E junto com essa evolução tecnológica, veio também a sofisticação das relações econômicas e jurídicas do agronegócio, gerando a necessidade de atualizações em relação aos métodos aplicados na hora de disputas.

Segundo Frederico Favacho, um dos coautores da obra, “diferente do sistema público judicial, o privado garante para ambas as partes sigilo, técnica e especialidade, prezando sempre pela eficiência. Depois, para que a sentença vá ao encontro das expectativas dos envolvidos, é fundamental que os árbitros conheçam na prática a atividade em disputa, ou seja, a vida prática dentro do campo”.

“É preciso difundir o conhecimento desses procedimentos para os atuais players do agronegócio, visto que dessa forma os pequenos, médios e grandes produtores, bancos, financiadores, empresas de tecnologia, de insumos, entre outras companhias, irão incluir em seus contratos as cláusulas de mediação e/ou arbitragem. Essa é a nossa ideia e o momento propício para engajar todos os agentes do mercado nesse debate, é agora”, finaliza Marcos Hokumura Reis, um dos autores do livro.

Em prefácio assinado pelo ex-ministro Alysson, ele destaca que: “produzir alimentos e gerir conflitos são afluentes que deságuam no mesmo rio: a paz”. A obra estará disponível para compra na Editora Thoth e na Amazon.

.

Gestão de Conflitos no Agronegócio - O Brasil é um país conhecido, mundialmente, pelo agronegócio, que é uma das principais atividades econômicas do planeta, garantindo o alimento e renda para milhares de cidadãos

Título: Gestão de Conflitos no Agronegócios
ISBN 978-65-5959-157-2
Formato: 23 x 15.5 x 3 cm
Páginas: 378
Autores: Francisco Galli, Frederico Favacho e Marcos Hokumura Reis
Lançamento: novembro de 2021
Gênero: Agronegócios/Jurídico
Onde comprar: Editora Thoth e Amazon

.

.

.

.

Sobre os autores

FRANCISCO GALLI
Advogado. Especialista em Direito Civil/Processo Civil pela Universidade
Estadual de Londrina. MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio na
ISAE/FGV. Mestrando em Direito Negocial pela Universidade Estadual
de Londrina. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Gestão de Conflitos
(IBGConf).

FREDERICO FAVACHO
Advogado e Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito
da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão do Agronegócio pela
Fundação Getúlio Vargas. LL.M. em Transnational Commercial Practice pela
Lazarsky University. LL.M em Direito Marítimo e Portuário pela Maritime
Law Academy.; Fellow do Chartered International Arbitrators – CIArb. Membro
do Centro Brasileiro de Arbitragem – CBAR e de Center for International Law
Studies – CILS. Associado ao The Grain and Feed Trade Association GAFTA e
à Federation of Oils, Seeds and Fats Associations Ltd. FOSFA.

MARCOS HOKUMURA REIS
Advogado, Árbitro e Professor especializado em Direito do Agronegócio.
Coordenador do Livro Arbitragem no Agronegócio e do Grupo de Estudos
Arbitragem no Agronegócio do Comitê Brasileiro de Arbitragem – Cbar.
Sócio fundador do escritório Reis, Souza, Takeishi & Arsuffi Advogados.

.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Leonardo Stavale (leonardo.stavale@nr-7comunicacao.com.br)
Karen Teles (karen.teles@nr-7comunicacao.com.br)
Malu Barbosa (malu@nr-7comunicacao.com.br)
Paloma Felix (paloma.felix@nr-7comunicacao.com.br)
Tel.: (44) 99742-2125

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.