Durante o processo de seleção, mercado busca profissionais capazes de melhorar resultados do negócio, mas cada empregador tem métodos únicos de recrutamento
.
O Processo de Seleção para quem está em busca de um novo emprego deve levar em consideração que cada empresa tem métodos únicos de recrutamento. Se o candidato se prepara para uma determinada vaga, não quer dizer que vai tirar de letra a concorrência para o posto em uma corporação diferente.
.
Esse fato requer alguns cuidados essenciais, dependendo do nível de cada cargo, seja ele no início, no meio ou no topo da pirâmide do mercado de trabalho. “O candidato deve avaliar seus concorrentes e comparar-se a eles. É preciso ter a capacidade de mostrar, nas entrevistas, que é melhor e que pode gerar os resultados esperados”, orienta o consultor de carreira Adilson Mirante, presidente e fundador da M1 Alta Gerência.
É fundamental para quem está em busca de uma recolocação ter em mente que as empresas querem profissionais que melhorem o desempenho do negócio, com habilidades e maturidade emocional capazes de desenvolver a operação, aumentando a produtividade e o lucro. “O mercado busca profissionais que transformem habilidades em competências, que saibam transformar missões em soluções para a organização e para sua própria competitividade como ator econômico”, explica Adílson Mirante.
Um aspecto muito importante na busca por uma recolocação no mercado é a honestidade. Tentar, de alguma forma, enganar ou omitir informações da empresa na qual deseja trabalhar é um péssimo começo de relacionamento profissional. “Seja ético. Não culpe ninguém pelos suas falhas e deficiências técnicas nem tente omiti-las. Nunca subestime o entrevistador”.
Mirante frisa que ética também significa honrar compromissos. Quando entrar em um processo seletivo, saiba a hora de sair. Mas nunca recue depois do aceite: encare o desafio e vá em frente”, recomenda.
Um erro muito comum nas entrevistas de emprego é tentar esconder ou culpar alguém pelos seus erros e fracassos. “Sempre assuma suas decisões. Isso só engrandecerá você no mercado.
Se perguntado, conte sobre suas derrotas profissionais e defeitos: essa postura traz credibilidade em um processo seletivo. Mostre que está superando o problema e isso fará toda a diferença”, orienta Mirante, fundador da empresa que atua em quatro áreas: recolocação de executivos de média e alta gerência, seleção de executivos, coaching executivo e mentoring de carreira.
O presidente da M1 Alta Gerência também destaca a importância de sempre planejar as suas entrevistas. “Faça um simulado, pesquise a empresa onde está competindo e esteja pronto para um novo desafio em cada fase do processo. Seu futuro está em jogo. E planejando o futuro com antecedência, você comanda”, completa.
Tão importante quanto percorrer o caminho correto na busca por um novo emprego é ter a consciência de que uma mudança de trabalho não deve ocorrer por um motivo qualquer, como um salário pouco maior, por exemplo. “Nunca mude de emprego só porque tem uma proposta. Só mude quando isso for fruto do seu planejamento de carreira. Isso é fundamental na construção de trajetórias sólidas”, destaca Mirante.
.
Qualidade de vida e carreira
Cuidar da saúde mental é uma preocupação que deve ser constante para qualquer profissional e por isso é necessário valorizar a qualidade de vida, buscando o equilíbrio entre momentos de lazer e descanso e os compromissos profissionais. Mas é importante estar atento às oportunidades de crescimento na carreira.
Às vezes, trabalhar longe de casa, por exemplo, pode ser necessário por algum tempo. “Vá para onde estiver sua chance de evolução. Lembre-se de que não há sucesso sem sacrifício. A busca por um novo posto ou cargo deve sempre objetivar um desenvolvimento, uma melhoria na qualidade de vida pessoal e profissional, em curto ou médio prazo. Sempre existe o risco de errar, mas isso faz parte da vida”, finaliza Adílson Mirante.
.
Sobre Adilson Mirante
Psicólogo organizacional, formado pela PUC Campinas, com carreira em gerência e diretoria de RH de multinacionais como Danone, Citrossuco, Globo Cochrane e Stream International.
Tornou-se diretor de RH aos 28 anos. Montou políticas e estruturas de RH em nove plantas novas e startups de fábricas e estruturas corporativas.
É especialista em gestão estratégica de RH, negociações sindicais, desenvolvimento gerencial, mentoring e aconselhamento de carreira.
Aos 39 anos montou uma empresa de recolocação, a Porto Aranha & Mirante, que viria a se transformar numa das maiores empresas de recolocação do país, sob a marca Korum.
É presidente e fundador da M1 Alta Gerência, especializada em recolocação de executivos média e alta gerência.
.
Sobre a M1 Alta Gerência
A M1 Alta Gerência é especializada no atendimento de corporações em suas necessidades de desligamento, quando é necessário uma intervenção e apoio de especialistas nas demissões individuais ou coletivas.
A empresa oferece também programas para pessoas físicas e orientação na transição de carreira.
A assessoria da M1 para recolocação corporativa conta com programas que compreendem planejamento de vida pessoal e profissional, análise de mercado e contatos chave, busca e abordagem de vagas, empresas e headhunters, apoio pós-carreira e sessões de coaching.
Informações para a imprensa
Jornalista Kátia Nunes
(19) 99751-0555
Índice