App Preposto Digital conquistou 1º lugar na categoria, e Whatsapp Conciliação foi indicado para receber Menção Honrosa
O projeto “App Preposto Digital” foi classificado em 1º lugar na categoria “Inovação em solução consensual de conflitos” e o projeto “Whatsapp Conciliação Oi” foi indicado para receber “Menção Honrosa” no III Prêmio Cultura da Paz 2022, organizado pela Comissão de Mediação e Métodos Consensuais da OAB/RJ, na categoria “Inovação em Solução Consensual de Conflitos”.
O Preposto Digital é aplicativo disponível para iOS e Android, criado especificamente para os prepostos da Oi lidarem com processos judiciais e extrajudiciais, viabilizando acordos mais assertivos e a entrega de melhores resultados para todas as partes envolvidas. Em apenas um mês após o lançamento da ferramenta em todo o Brasil, mais de mil acordos foram celebrados, atingindo 45% da meta de economia estabelecida 2021, superando todas as expectativas. Em 2022, a meta foi superada em 47%, trazendo uma economia milionária para a Oi.
A diretora Jurídica Civil da Oi, Elen Marques Souto, explicou que o App é uma ferramenta ágil e que fica disponível na palma da mão do preposto. “O perfil colaborativo da Oi, a busca pela celebração de acordos, por soluções rápidas, por um rigoroso controle de custos, pelo aprimoramento do trabalho junto aos tribunais judiciais e dos órgãos de defesa do consumidor, contribuíram fortemente para o desenvolvimento desse aplicativo”.
Elen explicou ainda que a iniciativa surgiu em meio a pandemia do Covid19, quando a atuação totalmente virtual e à distância tornou-se indispensável. “Essa situação tão crítica acabou tornando possível mapear com mais clareza as principais questões relacionadas às atividades dos prepostos, no que se refere à participação em audiências, alçadas para acordos, melhores práticas, satisfação dos clientes, necessidade de comunicação entre as equipes, possibilidade de trabalho online e offline, entrega de resultados, dentre outras”, acrescentou a executiva.
O aplicativo conta com três seções para o tratamento dos processos (Pauta, Ilha de Negociação, Acordos Pré-sentença e Pós Sentença), em que estão disponíveis informações como datas, locais e horários das audiências, documentação exigida, número do processo, vara/juizado, sala da audiência, nome do autor, CPF, nome do advogado, documentos de inicial e apuração, entre outras.
Além dessas informações, ao acessar o processo, os profissionais têm à disposição um modelo estatístico, que exibe as médias de acordo e condenações locais, além de sugerir propostas de acordo. Este modelo inovador é operado por um cientista de dados e utiliza mais de 30 variáveis para capturar as particularidades da natureza dos processos, da estrutura judicial, dos autores, dos advogados dos autores, dos prepostos, dos advogados da Oi e dos juízes. De forma prática, com essas informações na palma da mão, os prepostos têm mais insumos para propor acordos mais vantajosos para o cliente e para a Oi.