Presidente do conselho da MAPS, Adhemar Kajita, um dos principais executivos do mercado de tecnologia financeira comenta como a tecnologia deve abrir o mercado de capitais no país

O Brasil viveu nos últimos 15 anos uma estatização do seu mercado de créditos, baseado numa ideologia política de um governo de esquerda que naturalmente enxerga soluções na concentração de poder do Estado. A avaliação é de Adhemar Kajita, presidente do conselho da MAPS, uma das principais fornecedoras de soluções tecnológicas para o mercado financeiro nacional.

E ele prossegue comentando que “com o avanço tecnológico que vivemos hoje o Brasil tem uma imensa oportunidade de evoluir rapidamente o seu mercado financeiro, com o Banco Central focado na quebra dos monopólios de mercado, especialmente dos bancos, para o país entrar definitivamente na construção de um mercado de capitais”.

Monopólio bancário - O Brasil viveu nos últimos 15 anos uma estatização do seu mercado de créditos, baseado numa ideologia política de um governo de esquerda...

Além do avanço tecnológico, para Adhemar Kajita há algumas situações que deixam isso bem claro. A primeira delas é o discurso de diminuição do Estado que prevalece hoje no cenário político do país e a outra é uma necessidade natural que o mercado vive de encontrar caminhos para a solução de velhos problemas. “Precisamos facilitar o nosso câmbio, criar uma abertura maior no crédito interno, emitir e distribuir mais títulos, facilitar o avanço da nossa Bolsa de Valores, termos enfim um mercado de capitais estruturado e que atenda de fato a demanda de crescimento que a nação espera”, comenta ele.

Kajita aposta no crescimento da própria MAPS e todo o mercado a partir desse segundo semestre de 2019. Para ele os bancos digitais estão atingindo novos mercados, alcançando clientes que antes não tinham acesso nem à bancarização e muito menos ao crédito on-line que está se estabelecendo nesse mercado. “E inegável que os modelos que estão hoje no mercado financeiro brasileiro serão revistos. Não há mais espaço para os grandes bancos varejistas viverem de tarifas, o mercado financeiro digital vai entrar no varejo definitivamente e distribuir novos serviços”.

A facilidade na contratação de novos clientes, um modelo de atendimento mais enxuto e veloz e, principalmente, o novo modelo de relacionamento com o mercado que a tecnologia está trazendo para o mercado financeiro do Brasil e do mundo já é, na opinião do nosso entrevistado, motivo suficiente para que os grandes players do mercado nacional revejam suas posições. “Muito em breve o empresário brasileiro vai descobrir as vantagens enormes de se recorrer a um mercado de capitais estabelecido e não mais a um sistema bancário para resolver sua vida financeira, seja com empréstimos ou investimentos”, concluiu.

 

SOBRE A MAPS

Há mais de 28 anos, a MAPS e a MAPS Financial vêm investindo em inovação, conhecimento e qualidade de excelência no segmento de Softwares e Serviços para o rigoroso e tecnicamente avançado mercado bancário e financeiro, em suas aplicações críticas, além de consultoria dedicada e tecnologia especializada modularizada e aplicada em soluções completas.

Atuando como provedora world-class e escolhida por instituições em mais de 55 países, as soluções da MAPS e MAPS Financial são desenvolvidas de acordo com as melhores práticas e regulamentações do mercado bancário e financeiro, totalmente aderentes às diretrizes do Acordo de Basileia, fornecendo maior eficiência operacional e performance para que os clientes gerem mais valor e ampliando a inteligência financeira aplicada aos seus negócios.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

Fran Press Comunicação Corporativa Luana Peres

Fran Press Comunicação Corporativa
(11) 3129-3981 Ramal 204
luana@franpress.com.br

Fran Press Comunicação Corporativa  
(11) 3129-3981 |3064-4575

Frank Rogério                                           

Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br

ramal 201

Luana Peres  

Assistente Executiva de Atendimento
luana@franpress.com.br

ramal 204

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.